Nosso Blog

Conheça três erros que irão impactar negativamente o líder de uma associação comercial

Sabemos que a  associação comercial é uma entidade estruturada e organizada, na qual representa a classe empresarial de uma determinada cidade ou região. A equipe de uma associação comercial geralmente é liderada por um Gerente Executivo, podendo esse cargo ser assumido por um profissional do sexo masculino ou feminino.

O gerente executivo possui diversos desafios dentro e fora de sua associação comercial. Além de gerenciar toda a sua equipe interna de colaboradores, ele está sempre interagindo com os empresários associados da entidade. Nesta matéria, vamos abordar 3 erros que o gerente deve evitar, com o intuito de não promover uma imagem negativa de sua liderança.

O gerente da associação comercial precisa ser congruente com o seu discurso

O primeiro erro está relacionado a não ter iniciativa para tomar decisões. Existem muitos gerentes que fazem um bom discurso, entretanto, não conseguem colocar em prática aquilo que foi dito. A partir do momento que as ações tomadas não estão em conformidade com aquilo que foi dito, as pessoas que estão ao redor do líder passam a ignorar tudo aquilo que foi abordado. É importante que o gerente da associação comercial seja congruente com o seu discurso.

O líder precisa ter o espírito de aprendiz

Um outro erro comum refere-se ao fato de que alguns líderes entendem que as pessoas ao seu redor não tem nada a contribuir com ele. O gerente precisa estar sempre aberto para ouvir a todos e ser humilde o suficiente para aceitar sugestões e melhorias. Em outras palavras, podemos dizer que liderar é estar disposto a aprender e ensinar. A partir do momento que o líder age desta maneira, sua equipe terá condições de entendê-lo melhor e um ambiente propício para o surgimento de novas ideias será cultivado.

O gerente precisa manter sempre a postura de um líder

Para finalizar, vamos falar de um último erro cometido por muitos líderes. O fato de o profissional assumir o papel de líder não significa que ele tem que agradar a todos. É claro que é importante que ele trabalhe para obter um bom ambiente, como também investir para ter uma bom relacionamento com toda a sua equipe. Entretanto, o líder não tem que deixar de ser autêntico e transparente para agradar as pessoas. O líder é a pessoa que irá posicionar a sua equipe da maneira mais adequada, e, ao mesmo tempo, irá desenvolvê-las, independente de elas gostarem ou não. Neste ponto, ele tem a responsabilidade de saber se comunicar bem, e não ser omisso ao ponto de entender que estaria desagradando a sua equipe.

A maioria dos líderes estão focados apenas em resultados, sem dar a devida importância às consequências de alcançar os objetivos propostos. Entretanto, o líder de sucesso é aquele no qual tem a preocupação com o todo, sem causar danos às pessoas que fazem parte de sua equipe. Não podemos esquecer de que uma instituição ou empresa não funciona sem pessoas, portanto, é preciso sempre investir no preparo mental e físico das pessoas.

Esperamos que você tenha gostado desta postagem. Apesar de o foco deste blog estar relacionado a assuntos voltados para associação comercial, as informações mencionadas acima sobre os erros cometidos por líderes são realidade em diversos tipos de empresas, e não apenas em entidades de classe.