Nosso Blog

O que é uma Associação Comercial?

As Associações comerciais estão presentes em grande parte dos municípios de todo o país, tratando-se de entidades de extrema importância para a economia das regiões em que atuam. Agora, se fizermos a seguinte pergunta: “O que é uma associação comercial?”, você sabe responder com facilidade? Se tem dúvidas a respeito desse termo, continue lendo este nosso post.

A associação comercial é uma entidade de classe caracterizada por ser uma sociedade civil e com fins não econômicos, cujo objetivo é atuar na defesa dos interesses da classe empresarial, como também fomentar o comércio local. Uma associação comercial tem a responsabilidade de impulsionar a organização, mobilização e integração das empresas, promover o desenvolvimento econômico sustentável e social, e representar os interesses do comércio, indústria, agropecuária, finanças, serviços e profissionais liberais. Basicamente, esses são os objetivos de uma associação comercial. Podemos citar também outros objetivos: fortalecer o regime econômico; promover a união entre os seus associados e entre os demais órgãos representativos das atividades econômicas do município; estado e do país, possibilitar condições de aprimoramento e desenvolvimento de técnicas empresariais; prestar serviços de consultoria para os associados, entre outros.

Além disso, as empresas associadas de uma associação comercial podem usufruir de um pacote de produtos e serviços – com preços diferenciados, que irão contribuir para o desenvolvimento de seu negócio.

Se você ainda não tem uma empresa e gostaria de iniciar o seu negócio, sugerimos que procure a associação comercial de sua cidade ou região. Se você já possui um negócio e gostaria de aprimorar a administração de sua empresa, você poderá também recorrer à esta entidade. Lembre-se que, ao fazer parte de uma associação comercial, você irá conhecer e interagir com outros empresários, trocar ideias e experiências e, juntos, trabalhar em prol do desenvolvimento da economia do município.

Para conhecer a associação comercial de seu município, você pode ir até o Google e digitar “Associação Comercial de Nome da Cidade”, como por exemplo: Associação Comercial de Belo Horizonte ou Associação Comercial de São Paulo.

Esperamos que, por meio das informações acima, você tenha adquirido um conceito mais amplo a respeito de uma associação comercial e de sua importância para a economia de sua respectiva região.